22 de Março de 2016 Fundação Mário Botas

Mário Ferreira da Silva Botas nasceu em 23 de Dezembro de 1952, na Nazaré, terra dos seus pais e onde fez os estudos primários e secundários. Aluno brilhante no ensino primário, terminou o secundário com altas classificações e foi dispensado do exame de admissão à faculdade de Medicina de Lisboa, onde ingressou em 1970. Licenciou-se com distinção em Julho de 1975, mas quase não chegou a exercer a medicina. Surpreendido por uma leucemia em 1974, e sabendo-se com os dias contados, decidiu dedicar-se exclusivamente à pintura que há muito o seduzia, e o levava nas férias a conviver com pintores estrangeiros. Essa decisão, mas também a nunca perdida esperança da cura, levou-o a Nova Iorque, onde fez em 1978 uma exposição individual, na galeria Martin Summers. Regressado a Lisboa em 1980 entregou-se à criação, à preparação de exposições e outras actividades artísticas, e em 29 de Setembro de 1983 viria a falecer no Hospital da Cruz Vermelha.

Breve cronologia

• 1999 Maio-Outubro
    exposição Mário Botas Retrospectivas no Centro Cultural de Belém.
  • 1998 Junho-Julho
    exposição Mário Botas auto-retratos, no Centro Cultural da Nazaré.
  • 1989 Exposição Mário Botas - Spleen
    primeiro em Lisboa, na Fundação Calouste Gulbenkian e posteriormente no Centre Culturel de Paris da mesma Fundação.
  • 1988
    Exposição Fernando Pessoa - Mário de Sá-Carneiro, na Biblioteca Nacional, em Lisboa.
  • 1987 Março
    exposição MÁRIO BOTAS en français, na Alliance Française de Lisboa.
  • 1984 Fevereiro - Março
    Primeira exposição póstuma da obra de Mário Botas, na Cooperativa Árvore, organizada por esta cooperativa e pelo Centro de Estudos Pessoanos, com o patrocínio do Ministério da Cultura e da Fundação Calouste Gulbenkian. Em Setembro, realizando a vontade expressa pelo pintor, no seu testamento, é instituída a Fundação Casa-Museu Mário Botas, que será presidida pelo pai do Pintor, até à sua morte em 1997. De Outubro a Novembro, exposição de Mário Botas (1952/1983), na Galeria Almada Negreiros, do Ministério da Cultura.
  • 1983 29 de Setembro
    conduzido para o Hospital da Cruz Vermelha, morreu no final do dia. Tinha 31 anos incompletos. Está sepultado no cemitério da Nazaré.
  • 1982
    Exposição Fernando Pessoa - Mário de Sá-Carneiro, no Centro de Estudos Pessoanos e Delegação da Secretaria de Estado da Cultura (Norte) - Casa de Ramalde, no Porto e Biblioteca Nacional, em Lisboa e posteriormente na Bibliotheque des Sciences Humains - Vrije Universiteit Brussel, em Bruxelas. Exposição Temas Alemães e Portugueses na Obra de Mário Botas, realizada primeiramente no Instituto Alemão - Goethe Institut, em Lisboa e posteriormente em Erlangen, na Alemanha, com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura, do Instituto Alemão de Lisboa e da Comissão Organizadora do Festival de Teatro Internacional Erlangen.
  • 1981
    Exposições Catorze desenhos de viagem e três de meter medo, no Círculo de artes Plásticas, em Coimbra e Desenhos por Mário Botas, na Galeria Ana Isabel, em Lisboa.
  • 1980
    Regressa a Lisboa em Agosto, entregando-se intensamente à pintura, ao desenho, à ilustração e a diversas outras actividades artísticas, entre as quais a direcção da peça O Marinheiro, de Fernando Pessoa. Exposição Os Passeios do Sonhador Solitário, na Fundação Eng. António de Almeida, no Porto.
  • 1979
    Exposição Drawings, na Aeolian Palace Gallery, Pocopson, Penn.
  • 1978
    Trava conhecimento com o compositor John Cage, com quem viria a relacionar-se depois do seu regresso a Portugal. Faz uma exposição na Galeria Martin Sumers Graphics, intitulada Recent Drawings.
  • 1977
    Exposição PORTUGAL, último quartel do Século XX, na Galeria do Jornal de Notícias, no Porto e também na Galeria de Arte Moderna da Sociedade Nacional de Belas Artes.
  • 1975 31 de Julho
    licencia-se em Medicina, com alta classificação, não tendo chegado nunca a exercer, embora tenha frequentado um estágio de Psiquiatria.
  • 1973
    Conhece Artur Cruzeiro Seixas e faz a sua primeira exposição individual na capital, na Galeria S. Mamede, com o título Seis Contracções de Matrimónio seguidos de 18 ilustrações profundamente autobiográficos.
  • 1971
    Faz uma primeira exposição individual de 20 quadros, na Comissão Municipal de Turismo da Nazaré.